Reunião da RNAJVHA+Pará

Jovens + Pará Se Reúne em Belém!

A tarde de sábado do último dia 16, depois da tradicional chuva em Belém do Pará, foi especial para um grupo de adolescentes e jovens da Região Metropolitana da capital. A Jovens + Pará, articulação paraense da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids, realizou mais uma reunião. Desta vez o local escolhido para a ocasião foi a sede do grupo PARAVIDDA, no bairro do Jurunas em Belém.

A atividade teve a participação de dois adolescentes novatos no grupo e 2 adultos estreantes em reuniões de PVHA, além dos próprios jovens articuladores da Rede. A mobilização se deu principalmente através das Redes sociais. Alguns dias antes, a página Jovens + Pará compartilhou alguns memes bem descontraídos, com o objetivo de alcançar mais jovens. Confira os memes.

A metodologia da atividade teve como base um Círculo de Construção de Paz, momento em que os participantes compartilham histórias de vida, de apoio mútuo, sonhos e desafios. Não foi uma reunião comum. Foi uma página especial para os jovens da Rede.
Separamos alguns depoimentos dos participantes sobre esse momento.


"O encontro foi renovador! Fizemos o acolhimento dos novatos, conversamos sobre como somos, compartilhamos um pouco da gente com o outro, muita emoção, paz, esperança!"
Ewerton.

"Foi ótimo. Cheguei em casa zen. Antes de ir tava em casa tão triste, agora tô aliviado e bem de coração. Gostei da história de um outro jovem: mesmo sofrendo, ele manteve a alegria."
César.

"Achei muito boa a reunião. De certa forma ela contribuiu para que eu deixasse de me sentir sozinho... Hoje eu não fui dormir na casa dos meus amigos... Decidi dormir na minha casa... Acho q depois da minha participaçao no grupo tô muito mais relaxado."
M. (*descobriu sua sorologia recentemente e, desde então, dormira na casa de amigos.)

"Boca de confusao! Babadeira a reunião! Foi tuuuuuuuudo! Amei estar com voces hoje. Quero reunir mais e mais. Conversar, trocar experiencias, falar sobre politica e tudo mais. Renovadora noossa reuniao de hoje. Nos faz acreditar que podemos, juntos, vencer qualquer barreira e preconceito. Hoje foi uma reuniao de fortes emoções."
Luiz

"Gente, hoje saí mais uma vez com a certeza de que quero e vou lutar pelas nossas causas, direitos. A gente não está só. Temos uns aos outros."
Jonne

"Felicidade, solidariedade, esperança... e todos os demais sentimentos e verbos, fizeram parte deste momento ímpar que tanto precisamos construir. Vocês jovens são a força vitalizadora dessa luta contra a aids, construindo uma Rede dinâmica que de fato torne nossa vida mais viva. Sigamos construindo esse outro mundo possível, hoje e sempre!"
Eduardo (adulto, facilitador local da Rede).

A Jovens + Pará atua em 5 municípios do Pará. Parauapebas, Redenção, Marituba, Ananindeua e Belém. A RNAJVHA pretende chegar a mais municípios do Pará: ao todo são 144. Para isso conta com parcerias institucionais como o UNICEF local, Coordenações Estaduais de DST Aids, de Hepatites Virais, do Adolescente e Jovem, prefeituras municipais e, principalmente, com os(as) adolescentes e jovens ativistas de cada canto do Pará.

***

Serviço:

Jovens + Pará - Articulação paraense da RNAJVHA (Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids)
Fanpage: Jovens + Pará
Email: rnajvha.pa@gmail.com
WhatsApp: (91) 98193.1316 / 98039-2582 / (94) 99272.8105
Blog: www.jovensmaispara.blogspot.com.br

***

Por Edgar Barra